Placas de Tártaro: uma causa de mau hálito, entre tantos outros problemas

Com certeza você já viu nas embalagens de pasta de dente, o anúncio de que determinados produtos combatem o tártaro e isso é fundamental para a saúde bucal. Mas afinal o que é o tártaro? Antes de chegar até esta explicação é importante entender as etapas de formação do tártaro propriamente dito.

Nossa boca é um ambiente repleto de bactérias e isso é normal. Quando estas bactérias entram em contato com os alimentos, no processo de mastigação, caso não haja a higiene bucal após cada refeição, essa ´mistura´ depositada nos dentes se transforma em uma película pegajosa e incolor, acumulada na superfície dos dentes, principalmente ao longo da linha da gengiva. Sem tratamento e com evolução dia a dia, a placa bacteriana se converte em tártaro, que é uma substância mais endurecida que se aloja sob os dentes, de forma calcificada. O tártaro, além de representar sérios problemas a saúde dos dentes, é também um problema estético, porque essa porosidade gerada propicia a absorção de manchas com mais facilidade, especialmente por fumantes ou por quem consome muito chá, café, refrigerantes de cor escura, para citar alguns exemplos. Além de manchas, estes dentes ficam mais suscetíveis a descoloração.

Além disso, o tártaro é um dos causadores do mau hálito, característica incômoda, desagradável e que afeta inclusive o convívio social de quem tem o problema. Depois de estar na boca, o tártaro só pode ser retirado por meio de tratamento odontológico realizado em consultório, na chamada raspagem, um procedimento incômodo, desagradável, mas eficaz para tratar a questão.

Sem tratamento, o tártaro evolui para a gengivite, inflamação na gengiva com dor e sangramento, especialmente nos momentos de escovação e uso do fio dental. Persistindo o quadro e sem acompanhamento, o estágio seguinte é a periodontite, que danifica os ossos e as fibras de sustentação dos dentes, causando em situações mais severas, alterações na mordida e a perda definitiva deles.

Para evitar o tártaro e todas as consequências trazidas por ele, é fundamental ter cuidado e atenção com a sua saúde bucal, sempre fazendo a higienização adequada, com escovação e fio dental após as refeições. As visitas regulares ao dentista complementam a vigilância, permitindo a adoção de medidas preventivas e que garantam sempre a saúde e a beleza do seu sorriso.