Mito ou Verdade: a bebida alcoólica prejudica os dentes?

Com fácil acesso a internet, fazer pesquisas sobre os mais variados assuntos na grande rede, virou hábito e até solução, para muita gente. É certo que a internet é o acervo para conteúdo bom e que pode orientar, informar e fazer diferença na vida das pessoas. Mas, na internet também há material sem embasamento e que faz estrago, dependendo da forma como é interpretado e utilizado. É pensando em quem quer sempre estar atualizado, que nós da Andrade Odontologia Especializada, pensamos em trazer para o nosso blog, assuntos de interesse com esclarecimentos para quem tem estas dúvidas.

Pois bem, é notório o aumento do consumo de álcool, na nossa sociedade. Qualquer encontro, reunião informal, confraternização ou comemoração tem no cardápio, bebidas como cervejas, vinho ou vodka, somente para citar alguns exemplos. A moda é tamanha que não é difícil encontrar por aí grupos inteiros que se dedicam a fazer a própria bebida, em busca das melhores cervejas do tipo artesanal. A questão é que este hábito social que parece ser inofensivo, esconde várias consequências, algumas para a saúde bucal, conforme explicaremos melhor neste post.

O efeito nocivo do álcool especificamente na nossa saúde bucal, está ligado ao fato deste consumo  exagerado causar uma desidratação no nosso organismo, inclusive na boca, o que representa a diminuição do fluxo salivar. Nossa saúde bucal depende da saliva para vários processos. A saliva exerce um efeito protetor, uma espécie de barreira contra algumas patologias bucais. Quando há esta ausência, podem surgir diversos problemas. Nestas situações, a boca fica mais suscetível a infecções, por exemplo.  Mau hálito, cáries, periodontite, erosão dentária, sensibilidade e câncer de boca estão entre os males que atingem com mais frequência, quem faz maior consumo de bebidas alcoólicas, regularmente.

Mau Hálito

A diminuição do fluxo salivar também gera o temido mau hálito. Com o nome científico de halitose, já foi comprovado que existem cerca de 90 causas que podem justificar o problema. Mas também é sabido que cerca de 95% dos casos têm origem bucal, então, podemos afirmar com certeza que cuidar da saúde bucal é receita certa para evitá-lo, na grande maioria dos pacientes. Diminuir a ingestão de álcool e aumentar o consumo de água estão entre as indicações para melhorar o problema.

Cárie

A cárie, quando não tratada, pode gerar a perda irreversível do dente. Cárie Coronária é a mais comum e ocorre tanto em crianças como em adultos. A cárie coronária se localiza nas superfícies de mastigação ou, ainda, entre os dentes.

Cárie Radicular acontece porque na medida em que envelhecemos, a gengiva se retrai, deixando partes da raiz do dente expostas. Como não existe esmalte cobrindo as raízes do dente, estas áreas expostas se deterioram facilmente, provocando cáries do tipo radicular.

Cárie Recorrente é quando a deterioração pode ocorrer em volta das restaurações e coroas (parte exposta do dente). É que estas áreas tendem a acumular placa, que acabam levando à deterioração e, assim, ao surgimento de cáries.

Periodontite

A falta de salivação pode gerar como consequência a periodontite, que começa com a placa bacteriana que se transforma em tártaro. Depois de estar na boca, o tártaro só pode ser retirado por meio de tratamento odontológico realizado em consultório, na chamada raspagem, um procedimento incômodo, desagradável, mas eficaz para tratar a questão. Sem tratamento, o tártaro evolui para a gengivite, inflamação na gengiva com dor e sangramento, especialmente nos momentos de escovação e de uso do fio dental. Persistindo o quadro e sem acompanhamento, o estágio seguinte é a periodontite, que danifica os ossos e as fibras de sustentação dos dentes, causando em situações mais severas, alterações na mordida e a perda definitiva deles.

Erosão Dentária

Já no caso da erosão dentária, há um desgaste da estrutura do esmalte, por causa dos ácidos, em decorrência de situações como vômitos frequentes, resultado da ingestão de álcool em excesso. Com a perda do esmalte, a dentina fica exposta e mais vulnerável aos riscos de cárie, erosão dentária ou sensibilidade.

Sensibilidade

Raiz do dente exposta, com forte sensibilidade e aquela sensação de dor: além de todos estes incômodos gerados em resposta a estímulos térmicos, químicos, osmóticos e táteis, essa dor pode evitar ou dificultar a escovação correta dos dentes. Sem a higienização adequada, a boca vira porta aberta para cáries e doenças gengivais. A sensibilidade dental é a dor em um ou mais dentes da cavidade bucal, causada pela exposição da dentina, estrutura amolecida normalmente recoberta pelo esmalte ou pela gengiva dos dentes. O importante é nunca ignorar uma dor ou desconforto: são sinais de que algo não vai bem e de que sua saúde bucal precisa de atenção.

Câncer de Boca

Além de todos estes possíveis problemas já citados até aqui, o consumidor frequente de bebidas com álcool também têm mais chances de ter câncer de boca. São considerados fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de boca, além do consumo de álcool, tabagismo (90% dos portadores são fumantes) e exposição frequente ao sol sem proteção. O vírus HPV (papilomavírus humano), adquirido em relação sexual oral sem proteção ou pelo beijo, também pode ser um causador do câncer de boca. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 16 mil novos casos de câncer de boca são diagnosticados por ano no Brasil, o que torna a doença um problema de saúde pública. A prevalência é maior no público masculino, a partir dos 40 anos de idade, o que não descarta a possibilidade de incidência em outras faixas etárias e no público feminino, também. Os sintomas normalmente são discretos, por isso, em muitos casos a doença já é diagnosticada em estágio avançado. Diante disso, fica mais uma vez evidente a necessidade de visita periódica ao dentista a cada seis meses, já que pelo exame clínico é possível identificar lesões que ainda não deram sinais. Com o intuito informativo, listamos aqui alguns sintomas que merecem atenção: ferida que não cicatriza em duas semanas; aumento do volume da gengiva ou da língua; sangramento repentino nos lábios ou na boca; mancha branca e/ou úlcera nos lábios; nódulos na boca e/ ou no pescoço; desconforto repentino no uso de próteses que já eram utilizadas anteriormente; dificuldade para mastigar ou engolir; emagrecimento e mau hálito persistente. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o câncer de boca tem 80% de chances de cura, se diagnosticado no início.

Dica do Andrade

Por tudo o que foi explicado, fica evidente que o consumo frequente e excessivo de álcool pode trazer consequências sérias para a sua saúde bucal e para a saúde do seu organismo, de maneira geral. Diminuir o consumo é importante, além de pensar escolhas que excluam aquelas bebidas mais ácidas e com açúcar, que levem isotônicos, refrigerantes e caipirinha, no preparo. Se ainda assim, a pedida for uma destas, a dica é usar um canudo, para evitar o contato direto das bebidas com os dentes.

Outro fator a ser observado: normalmente, as ocasiões sociais que envolvem bebida alcoólica, são a noite, ou seja, perto da hora de dormir. Trata-se de um agravante, porque a ingestão de álcool neste horário prejudica ainda mais o fluxo salivar, tendo como consequência, maior risco de cárie. Uma boa medida é após este consumo, tentar ingerir alimentos a base de leite, iogurte ou queijo, ricos em cálcio e fosfato, que contribuem para a remineralização do esmalte dos dentes.

Prejuízos para a Estética Bucal

Nunca antes ter aquele sorriso bonito, alinhado e claro foi tão valorizado. De olho na realização deste sonho de consumo, muita gente tem investido tempo e dinheiro em tratamentos capazes de trazer mais beleza, mais luminosidade ao sorriso. Normalmente nós orientamos sobre o que fazer para clarear os dentes e como o próprio nome diz, o clareamento em casa ou no consultório são opções muito utilizadas. Mas além disso, há hábitos que podem fazer o resultado deste processo durar menos. E no caso de quem nunca fez um clareamento, estes hábitos podem deixar os dentes amarelos e estão ligados à alimentação e as escolhas feitas para este momento. Isso inclui também as bebidas. Assim como os alimentos de cor mais escura, mais pigmentados, normalmente tendem a ´tingir´ mais os dentes, o mesmo ocorre com as bebidas. Nestes casos, a dica é fazer substituições: trocar o molho vermelho pelo branco, o vinho tinto pelo branco ou rose, evitar refrigerante, chocolate ao leite e bebidas com cafeína são alguns exemplos. Mas, como ninguém é de ferro, pode ser quase impossível para determinadas pessoas, ficar sem estes alimentos na dieta. Aí, o conselho é escovar os dentes logo após a ingestão deles, exatamente para não dar tempo da placa bacteriana se formar, se calcificar, se transformar em tártaro. A porosidade causada nos dentes pelo tártaro provoca a absorção de manchas com mais facilidade, o que explica porque o problema afeta a saúde e a estética também. Quem consome alguns itens com frequência, como chá, café, bebidas alcoólicas de coloração mais escura ou até no caso das pessoas fumantes, é necessário ter ainda mais atenção para evitar a formação do tártaro, porque além de manchas, pode haver a descoloração dos dentes.

A higiene bucal deve estar sempre em dia, precisa ser feita sempre após cada refeição e antes de dormir. Isso vai manter a saúde dos dentes e consequentemente, a beleza também. Optando ou não por processos como o clareamento, estes cuidados vão ajudar a ter dentes mais claros e mais saudáveis.

Andrade Odontologia Especializada: informação e atendimento de primeira, para você!

Estrutura completa, equipamentos de última geração, localização especial, profissionais amplamente capacitados e em constante atualização: tudo isso faz da Andrade Odontologia Especializada, o lugar ideal para você cuidar da saúde e da beleza do seu sorriso!

Especialidades

Estabelecida em Poços de Caldas, sul de Minas Gerais, a Andrade atua nas áreas de implante, cirurgia e reabilitação oral, endodontia e clínica geral.

Corpo Clínico

Dr. Paulo César Figueiredo de Andrade e Dr. Alexandre Bertolucci Machado de Andrade, pai e filho, em parceria bem-sucedida, oferecem a união da experiência, da técnica e da atualização constante para estar perto do que há de mais moderno em pesquisa e tratamento odontológico no Brasil.

Estrutura

A clínica tem sala de espera, consultórios e sala de cirurgia. Ambientes modernos, amplos e confortáveis. Aliado a tudo isso está a tecnologia que acompanha as descobertas da ciência e proporciona o que há de mais avançado em procedimentos odontológicos. Pelo site andradeodonto.com você conhece mais e pelo nosso blog, fica sabendo das últimas notícias sobre a odontologia, com a gente!

Tratamento Acessível

A Andrade Odontologia Especializada atende por convênios e planos de saúde e além disso, oferece condições de pagamento flexíveis para que você possa fazer o seu tratamento com conforto e tranquilidade.

Localização Especial

A poucos minutos do centro da cidade e do Shopping Poços de Caldas, a Andrade Odontologia Especializada fica na Avenida Champagnat, 863, conjunto 218. Entre em contato pelo (35) 3722-6397 e venha conhecer tudo o que podemos oferecer para o seu tratamento dental.