Endodontia: o conhecido popularmente tratamento de canal

Aquela ideia de que a saúde é de dentro para fora vale e muito para a odontologia, também. E é aí que entra a endodontia, especialidade da odontologia responsável pelo cuidado da polpa dentária, de todo o sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais. A endodontia trata o dente internamente, curando lesões e doenças do nervo e da raiz do dente.

Em casos de alterações por cárie, fraturas dentárias, trauma dentário, trauma ortodôntico,  lesões endoperiodontais, necessidades protéticas e outras patologias endodônticas, o tratamento endodôntico (ou o tratamento de canal) está indicado.

Fazem parte dos procedimentos endodônticos: tratamento de canal por razões de dor ou lesões diagnosticadas em raios-X; uni radicular (dentes com uma raiz); bi radicular (dentes com duas raízes); multi radicular (dentes com três ou mais raízes); tratamentos de canal por finalidade de reabilitação – casos em que o canal é feito para usar o dente como pilar de uma prótese fixa ou para instalar encaixe para prótese removível.

O tratamento da endodontia consiste na remoção de toda polpa (tecido mole) que se encontra na parte interna (canal) do dente. Após esta remoção, é necessário fazer a desinfecção do canal e preencher estes espaços ´vazios´ com uma substância, de forma que isso impeça o fluxo de bactérias.

Todo sinal de dor não deve ser ignorado. Geralmente é por sentir dor que o paciente procura o dentista e no consultório descobre a necessidade pelo tratamento de canal. Além de dor, sensibilidade intensa ao frio ou ao calor, abscesso ou fístula – bolhas na gengiva com vazamento de pus: todos estes são alertas de que algo não está normal e na maioria das vezes, indicadores da necessidade de um tratamento de canal.

Mas há também os casos em que o problema se instala e se desenvolve de maneira silenciosa, sem se manifestar. Por isso é tão importante fazer consultas periódicas ao dentista. Esta ´manutenção´ permanente é capaz de diagnosticar a necessidade pelo tratamento de canal, porque a visita preventiva inclui esta avaliação.

E lembre-se: estas informações são importantes para fazer você saber mais sobre o assunto, mas não substituem os cuidados oferecidos pelo dentista da sua confiança.

 

 

 

Leave a reply