Implante dental unitário em Poços de Caldas

A principal função dos dentes é realizar a mastigação dos alimentos. Os seres humanos possuem, na sua primeira dentição, 20 dentes de leite (10 na parte superior e 10 na inferior). Após os 6 anos, os dentes de leite começam a cair e surge a dentição permanente. Esta é formada por 32 dentes (16 superiores e 16 inferiores). Desta forma, o ser humano possui 4 incisivos, 2 caninos, 4 pré-molares e 6 molares na parte superior e a mesma quantidade na inferior. Apesar deste padrão, importante lembrar que muita gente não tem o mesmo número de dentes. Extrações necessárias para garantir o alinhamento são as responsáveis por esta diferença, muitas vezes. O problema maior é quando perdemos dentes por problemas de saúde que geram isso. Dentes a menos na boca podem comprometer a integridade de todos os outros elementos. São múltiplas funções: mastigação, fala, respiração e estética. Quando perdemos um dente, além de abalar a estabilidade dos dentes adjacentes, começa a partir deste momento, um processo de perda óssea, a reabsorção em altura e largura. Com o tempo isso vai se agravando e as consequências também. É por isso que independentemente do motivo, os dentes perdidos precisam ser repostos, seja por questões estéticas ou por questões funcionais.

Dica do Andrade

Prevenção e higiene são indispensáveis para a saúde bucal. Ainda assim, implantes e próteses serão necessários em algum momento. É que perdas podem ocorrer, não só por cáries ou por doenças periodontais, mas também por traumas, causados por acidentes, por exemplo. Há ainda a ausência congenital que significa nascer sem um ou mais dentes. Visitas periódicas ao dentista são essenciais para este acompanhamento constante.

O que é um Implante

O implante substitui a raiz do dente, repondo o elemento perdido. Ele precisa de uma prótese para a reabilitação ficar completa. O Implante dentário é um substituto para um dente perdido.Normalmente, o implante é constituído por um parafuso metálico (Titânio), que é fixado no osso dos maxilares, no lugar onde havia a raiz do dente que foi perdido.

Dentre os tipos, temos:

Próteses Fixas Unitárias sobre Implantes: colocação de implante para substituição de um dente perdido.

Próteses Parciais Fixas sobre Implantes: colocação de dois ou mais implantes para substituição de alguns dentes perdidos.

Próteses Removíveis Implanto Retidas: ou Overdenture – tratamentos onde se coloca dois ou mais implantes para servir como fixação para uma prótese removível.

Prótese Fixa Total Implanto Suportada  –  Protocolo de Branemark: quando se usa alguns implantes, normalmente quatro ou mais implantes, para fixar e suportar uma prótese total fixa.

Hoje, o processo é relativamente rápido porque em algumas situações, especialmente aquelas em que há osso saudável em quantidade e densidade adequadas para fixar o implante, pode ser realizado o procedimento chamado carga imediata, em que é colocado um dente provisório imediatamente após a colocação do implante. Para colocação do dente definitivo, deve-se esperar um período de tempo necessário para que aconteça a cicatrização do osso com a fixação do implante, também conhecida por osseointegração. O tempo de osseointegração varia de acordo com a superfície do implante utilizado, com a densidade óssea e com o local no maxilar onde foi colocado o implante. Existem implantes em que o tempo de osseointegração pode chegar a três semanas em condições extremamente favoráveis, mas em outras situações pode ser necessário um período de até seis meses. Cada caso é um caso e por meio de radiografias e tomografias, o dentista pode avaliar a quantidade e a qualidade do osso alveolar e planejar o tratamento, indicando ou contraindicando a realização da carga imediata. O assunto foi um dos temas do XIII Encontro Internacional da Academia Brasileira de Osseointegração – ABROSS 2018, realizado entre os dias 4 a 6 de outubro, no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo. O corpo clínico da Andrade esteve presente e trouxe as últimas descobertas da área para o atendimento.

Vantagens além da Estética

O implante dental unitário ajuda a preservar o osso alveolar onde está colocado, impedindo a reabsorção e modificações no volume e contorno do osso e da gengiva. Também proporciona conforto ao oferecer uma função mastigatória mais semelhante ao dente natural, não interferindo na fala e na autoestima do paciente, pois o resultado é mais natural e confortável do que o proporcionado por pontes ou dentaduras convencionais.

Adaptação

Fazer as refeições e até falar vai ficar mais natural com o tempo e com a prática. É um período que vai exigir paciência do paciente. É importante observar o aparecimento de lesões causadas pelas próteses, é comum acontecer, mas não pode se tornar rotina. Nestes casos é necessário relatar isso ao dentista que pode ir ajustando o aparelho protético, de forma que as lesões não apareçam. Isso faz parte do processo: é normal que sejam necessários reajustes, refações ou recolocações, por conta do desgaste natural mesmo e porque ao longo do tempo, nossa boca muda. Se estas modificações não forem feitas, a prótese fica solta e além da sensação estranha, dificulta a mastigação e irrita a gengiva. Por isso, quem tem prótese deve ir ao dentista no mínimo uma vez ao ano, para acompanhamento. A recomendação é que as peças sejam trocadas pelo menos a cada cinco anos, para garantir todas as funções de forma plena.

Cuidados especiais para peças removíveis

As próteses não podem secar, por isso, fora da boca, devem permanecer em uma solução de limpeza específica para isso ou pelo menos em água pura em temperatura ambiente. A água quente pode deformar a peça que é extremamente delicada e pode se quebrar facilmente em caso de queda. Também é importante escovar a prótese todos os dias, como devemos fazer com os nossos dentes. Isso evita problemas dentais e até manchas. Mesmo usando prótese removível, a sua boca também continua precisando de cuidados de higiene. A recomendação é escovar as gengivas, língua e palato, pela manhã, antes da colocação da prótese.

Implantodontia é especialidade da Andrade Odontologia 

Dr. Paulo César Figueiredo de Andrade e Dr. Alexandre Bertolucci Machado de Andrade, pai e filho, oferecem a união da experiência, da técnica e da atualização constante. São profissionais especializados, com ampla formação técnica e mais de 20 anos de experiência. A estrutura física oferece ambientes modernos, amplos e confortáveis. Equipamentos de última geração, que acompanham as descobertas da ciência e da tecnologia e proporcionam o que há de mais avançado em tratamentos odontológicos. A clínica tem sala de espera, consultórios e sala de cirurgia. Ambientes modernos, amplos e confortáveis. Aliado a tudo isso está a tecnologia que acompanha as descobertas da ciência e proporciona o que há de mais avançado em procedimentos odontológicos. A Andrade Odontologia Especializada atende por diversos convênios e plano odontológico e além disso, oferece condições de pagamento flexíveis para que você possa fazer o seu tratamento com conforto e tranquilidade. A poucos minutos do centro da cidade e do Shopping Poços de Caldas, a Andrade Odontologia Especializada fica na Avenida Champagnat, 863, conjunto 218. Entre em contato pelo (35) 3722-6397 e venha saber mais sobre seu tratamento de implante dental unitário em Poços de Caldas.

Leave a reply